24 de outubro de 2010

Impactos da Era da Informação: 5 Razões para utilização dos ativos intangíveis


É claro, para a maioria dos leitores, que estamos vivendo a era da informação já preconizada por Porter, não é isso? Partindo dessa premissa, acreditamos ser fundamental explicitar o entendimento de que a competição nesta era tornou obsoletas muitas das premissas fundamentais da concorrência industrial.

Para Kaplan e Norton (1997) O impacto da era da informação é ainda mais revolucionário para as empresas de serviços do que para as indústrias. Isto por que por muito tempo estas empresas conviveram com um ambiente não competitivo, o que as mantinha em uma situação de conforto.

Devido a isto é verificado que este novo ambiente em que as organizações estão inseridas carece de novas capacitações e exploração mais efetiva tanto dos ativos tangíveis, quanto dos invisíveis, ou intangíveis. Kaplan e Norton (1997), em seu livro Estratégia em Ação, chegam a citar que “A capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis ou invisíveis tornou-se muito mais decisiva do que investir e gerenciar ativos físicos tangíveis”.




Schmidt e Santos (2002) definem ativos intangíveis como recursos incorpóreos, controlados pela entidade, capazes de produzir fluxos de caixa futuros. A definição apresentada pelos autores é uma extensão da definição de ativo, incorporando a característica de intangibilidade.

Segundo Kaplan e Norton (1997), o valor é conseguido com o aperfeiçoamento da capacidade de gerar mais conhecimento, ou seja, da capacidade de gerenciar a intangibilidade dos ativos invisíveis. A capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis ou invisíveis torna-se muito mais decisiva que gerenciar e investir em ativos tangíveis.

Assim, devido a isto, elencamos algumas razões principais para utilização destes ativos*, a saber:

· * Estes ativos permitem com que a empresa desenvolva relacionamentos que conservem a fidelidade dos clientes existentes e permitam que novos segmentos de clientes e áreas de mercado sejam atendidos com eficácia e eficiência;

* Além disso, auxilia a mesma no lançamento de produtos e serviços inovadores desejados por seus clientes-alvo;

* Outro fator é que, a utilização destes recursos permite que as empresas produzam bens e serviços customizados de alta qualidade a preços baixos e com ciclos de produção mais curtos;

* Os ativos intangíveis se bem utilizados também, mobilizam as empresas, suas habilidades e motivam seus funcionários para a melhoria contínua de processos, qualidade e os tempos de resposta;

* Por fim, estes recursos potencializam o uso da tecnologia da informação, banco de dados e sistemas.

Assim, esperamos ter passado a importância dos ativos intangíveis para as organizações. Além disso, esperamos com este artigo relembrar alguns conceitos a aqueles que já dominam o assunto, e trazer àqueles que ainda não o conhecem para a atual realidade já tão evidenciada na atualidade.



*visão de Kaplan e Norton (1997)


"MKT 31/05"

1 comentários:

Nina disse...

Quem revisou o texto? Revisao fantastica, na moral!

25 de outubro de 2010 às 06:23

Postar um comentário