25 de junho de 2009

Mito 1 – “A comunicação de marketing deve ser feita do ponto de vista da empresa.”

Sem a menor sombra de dúvidas a comunicação será mais eficaz se estivermos enxergando do ponto de vista do prospect/comprador. Mensagens que são transmitidas com o interesse no receptor, e não no emissor, são muito mais atraentes, então como Jay Conrad Levinson expõe “Se você quiser que os prospects conheçam a sua empresa, fale sobre eles.”

Quando li esse trecho lembrei de um livro de bolso que li no aeroporto..., “Como Conquistar as Pessoas” que traz exatamente esse ponto, quando for iniciar uma conversa sempre busque assuntos de interesse da pessoa que você está tentando “conquistar” e não de seu interesse. Não é raro nos encontrarmos com aquele amigo louco por futebol que na segunda já vem perguntando “E ai como foi o jogo do seu time?”, a resposta é um simples “Ganhou até fácil, e o seu?”, então quando você mal acabou de responder ele já está falando da besteira que o técnico fez aos 37 e meio do segundo tempo, do zagueiro que furou uma bola nos acréscimos e por ai vai.

Não esperava que essa analogia fosse tão aplicável, mas é exatamente assim que algumas empresas costumam abordar seus prospects, fazendo as perguntas erradas e falando sobre os assuntos/produtos que julgam serem convenientes para si, apenas com a finalidade de aumentar suas vendas.

É lógico que deveremos também tratar dos interesses “pessoais”, mas no momento certo e da forma correta, para exemplificar isso Levinson finaliza o Mito 1 com o seguinte trecho: “Quando perceberem o seu interesse neles (prospects) e como você pode melhorar a vida deles, aí então é possível que queiram saber mais sobre você. Mas se você falar de si próprio desde o tiro de largada, provavelmente não cruzará a linha final. Lembre-se sempre de que eles (prospects) farão a compra pensado neles mesmos e não em você.”

@taciolobo
"MKT 31/05"

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