23 de julho de 2009

Capítulo 1- O Nexialismo e o Marketing

No primeiro capitulo do livro (Marketing na Era do Nexo) os autores abordam a idéia de que a especialização já não é mais o caminho para resolver problemas específicos e que o generalista já não resolve todos os problemas, mas o Nexialista sim, através de uma visão do todo, de um conhecimento holístico.
“Num universo de especialização cada vez maior, nada mais importante que ter a visão do todo... O primordial para a sustentabilidade de qualquer negócio é o nexo.”...

Walter Longo e Zé Luiz ainda vão além e afirmam que o nexo é o único caminho para a tomada de decisões conscientes, onde os resultados esperados sejam assegurados.
Outro ponto muito interessante abordado nesse capitulo é quando os autores citam que “(...) no mundo dos negócios, é cada vez mais importante encontrarmos alguém que não necessariamente tenha a resposta para todas as perguntas, mas que seja capaz de saber onde olhar para buscá-las.”.

Esse trecho me fez recordar de uma historia sobre Henry Ford que ouvi, não tenho certeza onde e nem se o fato transcorreu exatamente dessa forma, mas contava que propuseram um desafio a ele: responder algumas perguntas de extrema dificuldade, por duvidarem da capacidade intelectual do próprio. Após ouvir as perguntas ele fez alguns telefonemas e em seguida estava com todas as respostas prontas. E os homens que fizeram as perguntas indagam que ele realmente não sabia responde-las e que tinham comprovado o que ali foram fazer, então ele trouxe a frase que me fez recordar de toda essa história: “O importante não é ter as respostas para as suas perguntas, mas saber onde e com quem elas estão. Sendo assim valorize cada dia mais as pessoas ao seu redor, e procure estar com as melhores pessoas sempre.”.



Então onde está o nexo entre essa historia e o trecho do livro? Exatamente no fato de Ford ter tido a atitude de um nexialista no momento de desafio, ele não deu uma resposta superficial e muito menos respondeu com o clássico “não me sinto confortável para responder”, ele assumiu que não poderia responder sozinho e buscou a resposta com as pessoas certas e de forma precisa.



Ok, e depois dessa bela historia, o tema do blog é marketing certo? Exatamente, e os autores fazem uma comparação dessa idéia com o marketing afirmando que “Traçando um paralelo desses conceitos com o marketing, é importante entender que nenhuma das soluções que estamos buscando para nossas empresas e marcas virão de uma ferramenta de comunicação especifica ou de um só especialista.”.

Nas ultimas páginas do capitulo os autores fazem uma ressalva para um ponto interessante, eles afirmam que “estamos divididos em tribos especializadas em ferramentas, e não em soluções.” Sendo assim nos mantemos focados na utilização das ferramentas que estudamos ou que achamos ser a melhor para qualquer ocasião, mas estas nem sempre são adequadas para todos os problemas que enfrentamos.

E para finalizar Walter Longo e Zé Luiz Tavares trazem mais uma ameaça para quem não estiver atento ao nexo na comunicação e no marketing, para aqueles que não estão enxergando o todo e estão presos as soluções que apenas interessam a si e não á solução ideal, aos que não conseguem observam os “alienígenas” que geram a crescente irrelevância nas mensagens de marketing : “Quem sabe a história se repita (Star Trek) e, assim como no Space Beagle, possamos ser salvos pelos nexialistas a bordo de nossas empresas. Quem viver a Era do Nexo, ou sobreviver a ela, verá...”


@taciolobo
"MKT 31/05"

0 comentários:

Postar um comentário