5 de março de 2010

Marketing Institucional da Johnnie Walker:

Como uma propaganda institucional deve feita.

Um homem bem vestido, uma garrafa quadrada e muita história para contar. Estas são algumas características da marca Johnnie Walker. Muito conhecida por propagar frases que motivam e criam o interesse, o Marketing da Johnnie Walker encanta e faz brilhar os olhos em seu vídeo institucional. O Filme atuado por Robert Carlisle, contratado pela JW e a BBH London, precisou de 40 tentativas até ficar perfeito. Entretanto, enche os olhos e prende a atenção do espectador. A baixo segue o filme institucional e posteriormente será apresentada um pouco da historia da marca.

A história.

A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena loja em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque. Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, criou a etiqueta para o uísque, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label. Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, introduzida em 1870, e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo.

Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1920, podia-se encontrar os uísques Johnnie Walker em 120 países. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo.






@mktmay31
"MKT 31/05"


2 comentários:

Victor Dallarosa disse...

Muito bom... não conhecia a historia ainda nao, o video ficou mt bem feito!

5 de março de 2010 às 07:38
Tácio Lobo - Marketing May 31 disse...

Com certeza Victor!
Apesar de um institucional ter a função de passar um pouco da história, transmitir claramente o posicionamento, além de outros pré-requisitos básicos, ele pode ser feito com muita criatividade e inovação, se tornando quase que um objeto de arte como o da Johnnie Walker.

Tácio Lobo
Co-Fundador do Marketing May 31
taciolobo@mktmay31.com

7 de março de 2010 às 13:19

Postar um comentário