18 de novembro de 2010

RT, por favor!


Mesmo tendo conquistado um público fiel e um espaço invejável entre as redes sociais mais acessadas, algumas pessoas ainda questionam a verdadeira utilidade do Twitter. O artigo “RT, por favor”: considerações sobre a difusão de informações no Twitter de Raquel Recuero e Gabriela Zago é a leitura recomendada para aqueles que ainda não enxergam o microblog como uma ferramenta de utilização estratégica – tanto institucionalmente (para posicionamento das marcas no meio digital), quanto pessoalmente (para a absorção e difusão de informações).

Apesar de ter surgido com o objetivo de possibilitar que os internautas respondessem à pergunta “What’s happening?” (O que está acontecendo?), o Twitter adquiriu outras funções, passando a promover um maior diálogo entre os perfis dos usuários. Além dessa apropriação de promover a conversação, é muito comum que os usuários utilizem a ferramenta para difundir informações que foram publicadas em outros meios.

O Twitter alterou e impactou os processos comunicacionais na sociedade brasileira. Não só o microblog, mas todas as mídias sociais são agentes responsáveis por manter as redes conectadas todo o tempo ao ciberespaço. Essas redes sociais facilitam a interação entre os usuários e catalizam a difusão da informação e a conseqüente mobilização. Através das relações entre os usuários são pautadas as informações que circularão nas redes sociais.

Recuero e Zago apropriam-se do conceito de Granovetter (1973) para distinguir laços fortes e fracos. Os laços fortes são as relações existentes entre usuários mais próximos, que mantém relações mais coesas. Por sua vez, os laços fracos se caracterizam por representar as interações entre atores que não possuem grande intimidade e aproximação. Os laços fracos são apontados pelas autoras como responsáveis pela viralização da informação nas redes sociais.

Após a análise do conteúdo de 622 tweets publicados em 2009 e da realização de uma pesquisa com 903 tuiteiros, as autoras do artigo comprovam que o Twitter tem um caráter informativo, tendo sido apropriado como ferramenta para coleta e disseminação de informações. E ai? Ainda vai continuar acreditando que uma das maiores redes sociais que virou febre no século XXI é inútil ou vai fazer seu perfil e se inserir logo nessa rede de informações, contatos e oportunidades?


"MKT 31/05"

0 comentários:

Postar um comentário