12 de janeiro de 2010

Comemorações de fim de ano desmotivam ações de marketing imobiliário

"Natal, Ano Novo e férias freiam anúncios, ações de marketing e esvaziam plantões de vendas"
* por Portal VGV

Natal e Ano Novo: duas datas que são motivo de grande comemoração, mas não para o marketing imobiliário. De 23 de dezembro de 2009 a 3 de janeiro de 2010, os anúncios de imóveis e as ações promocionais, tão presentes ao longo do segundo semestre de 2009, praticamente desapareceram da mídia - exceção à internet, que com anúncios programados e mídia mais barata conseguiu manter-se como um dos principais canais para divulgação de imóveis.

Tal fato foi motivado pelo esvaziamento das cidades em virtude das férias e das comemorações de fim de ano. Na cidade de São Paulo, a maioria dos plantões de vendas ficou vazio. Nem mesmo o maior jornal do país, a Folha de São Paulo, escapou desta fuga e circulou neste domingo (03/01/2010) sem anúncios de construtoras e lançamentos imobiliários – apenas algumas imobiliárias fizeram anúncios de varejo e institucionais. Vale ressaltar que o segmento imobiliário foi recordista de anúncios em várias edições do mesmo jornal ao longo do ano.



Apesar desta ausência do marketing imobiliário, não há nenhum motivo para preocupação no setor. O mercado imobiliário, no decorrer de 2009, teve diversos fatores positivos, revertendo de vez a crise econômica que abalou o mundo. O governo adotou importantes medidas para estimular a construção e a indústria imobiliária, como: redução do IPI para materiais de construção, o programa Minha Casa Minha Vida, crédito na aquisição de imóveis, entre outros incentivos. A normalização da comercialização de imóveis novos na cidade de São Paulo também indica que o setor imobiliário já deixou o momento crítico para trás. De acordo com a Pesquisa Secovi-SP sobre o Mercado Imobiliário, foram vendidas na capital paulista 14.368 unidades somente no primeiro semestre, resultado superior a igual período de 2006, de 13.147 unidades.


“O próximo ano chega com perspectivas animadoras para o setor que promete ser fundamental para o investimento estrangeiro”, afirma Alexandre Melão, sócio fundador da Drive. “Com o empenho do governo e das construtoras o mercado reaquece e, o mais importante, oferece maiores possibilidades de atender ao segmento de baixa renda, cujo a moradia própria esta cada vez acessível” finaliza o executivo.


Enquanto as grandes ações de marketing imobiliário de 2010 não dão as caras, reveja o Balanço do Mercado Imobiliário 2009 - http://www.portalvgv.com.br/site/construcao-civil-vive-a-retomada-do-crescimento/ e as principais previsões para 2010 de acordo com especialistas acessando o Portal VGV: www.portalvgv.com.br







@taciolobo
"MKT 31/05"

1 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante esta matéria, que trata com clareza o aquecimento do mercado imobiliário, valorizando o seu aquecimento em 2009 e estendendo para 2010 com um ano muito promissor para o mercado imobiliário.
Romeu Lobo

13 de janeiro de 2010 às 19:02

Postar um comentário