22 de janeiro de 2010

Mercado de entretenimento movimenta milhões em Salvador

Como é de praxe em todos os mega eventos da música que ocorrem na capital baiana, as grandes empresa desembolsam quantias consideráveis para comprar as cotas de patrocínios, buscando, e na maioria das vezes adquirindo, uma divulgação e valor agregado às suas marcas. Na maioria desses eventos o público-alvo é o jovem, bem atualizado, ligado nas novas tecnologias e redes sociais e que possuem um Valor Potencial imenso para essas empresas...

Algumas das cotas milionárias para patrocinar o carnaval de Salvador, por exemplo, superam a casa dos R$ 3 milhões, sendo pagas por empresas como Banco Itaú, Nova Schin e Petrobrás. Todas essas empresas já desfilam suas marcas em locais estratégicos, onde circulam tanto os soteropolitanos, como os milhões de turistas que passarão pela cidade nesse verão. Outro evento que também reuni o capital de grandes marcas é o Festival de Verão, onde os investimentos dos patrocinadores, somado a todos os outros investimentos, representou uma aplicação final superior a R$ 12 milhões. A compra das cotas de patrocínio máster do festival (R$ 2 milhões e 650 mil) ficou por conta da Skol, Pepsi e Consul.

Outro meio muito interessante para se aproveitar desse momento do ano esta representado pelas ações da líder no mercado brasileiro e baiano de cerveja, a Skol. Esta possui o seu próprio bloco de carnaval (Bloco Skol Folia) e camarote (Camarote Skol) em Salvador, fazendo valer os 40,5% de participação no mercado de cervejas da Bahia. Uma curiosidade é que a marca ainda tem fôlego para patrocinar mais de trinta trios elétricos, como o Me Abraça, Voa Voa, Camaleão, e dez camarotes, entre eles o Nana, Reino e Harém.



Uma marca que não deu as caras de forma representativa, mas que pelo seu perfil ainda gera grandes expectativas, é a Red Bull. Ao redor do mundo ela possui diversos eventos e com uma característica interessante de não patrocinar e sim se envolver com toda a organização e criação. Com todo esse jeito único de ser a Red Bull poderia ter seu próprio evento, ou bloco e camarote no carnaval da capital baiana, sendo muito bem reconhecida por isso e possivelmente conseguindo um retorno considerável sobre seus investimentos.





@mktmay31
"MKT 31/05"

2 comentários:

Daniel Soto disse...

A Redbull adota a política de não patrocinar eventos que não sejam da própria Redbull e levem o seu nome (Title Sponsoring), que são, em maioria, eventos esportivos, como o Redbull Air Race, de acrobacias aéreas
Todavia é possível sim ver a participação da Redbull no mercado do carnaval baiano nos camarotes de ponta, como o Camarote Salvador, Camarote do Nana Banana, Camarote Harém e Camarote do Reino.

24 de janeiro de 2010 às 21:16
Daniel Soto disse...

Quanto à Skol, ela chegou a entrar na disputa pelo patrocínio oficial do Carnaval de Salvador, mas as coisas chegaram a valores tão altos que ela desistiu e resolver apoiar blocos e camarotes. Por isso esse número extenso de entidades apoiadas, dentre elas as melhores, como os do Asa de Águia, Chiclete com Banana e Jammil e Uma Noites.
Já o Bloco Skol é idealizado pela cervejaria, contudo a produção é feita por produtoras locais.A 2GB Entretenimento (www.2gb.com.br) é responsável pelo Camarote Skol, enquanto a Cara Caramba (leia-se: Central do Carnaval) responde pelo Bloco Skol Folia. O curioso é que, apesar dos eventos levarem o nome da Skol, também há outras marcas associadas, como acontece no camarote e aconteceu em 2009 no Bloco Skol Folia com a Gillette (Procter&Gamble).

24 de janeiro de 2010 às 21:26

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