24 de janeiro de 2010

Verão estimula tendência para ações de marketing

Mais conhecido como marketing de oportunidade por alguns autores, esta forma de atribuir campanhas mercadológicas a determinadas épocas do ano e datas comemorativas, como Dias das Mães, Natal etc. está de volta com a chegada do verão. Empresas dos mais diversos setores têm buscado acrescentar a esta estação do ano, além das ligações comuns como praia e sol, um conceito conhecido dos administradores de marketing, o “P” da promoção...



Por se tratar de uma tendência grandes empresas têm feito uso deste tipo de ação para atingir seu público em potencial. A Operadora TIM, por exemplo, tem utilizado uma aeronave para sobrevoar as praias do Paraná e arremessar pequenos pára-quedas com vale-brindes e cartões de recarga. Em outro espaço criado especialmente para a temporada – uma tenda com mais de 2,5 mil metros quadrados em Gua¬ratuba – a Rede Inde¬pen¬dên¬cia de Comunicação (RIC) montou duas quadras de vôlei de praia e uma de futebol de areia. Além de torneios esportivos, na tenda também acontecem aulas de dança e alongamento, entre outras atividades.

Acompanhando esta tendência, em Salvador, a Coca-Cola Company criou o Verão Coca-Cola Indoor Games, que consiste em uma grande arena onde será realizado, durante quatro domingos de janeiro, “um projeto esportivo e cultural”. Neste evento será possível o prospect interagir com outras pessoas e se entreter com: Futebol, Vôlei, Surf, Skate, Full Pipe, Giromaster, Zorbit Ball, Tirolesa, Bungee Jump, Bungee Trampolim, Escalada, Shows, Peças Teatrais, convidados e muito mais. Para que o público possa participar do evento, basta acessar o hotsite criado (www.indoorgames.com.br) e cadastrar-se.



Com campanhas mercadológicas deste tipo as empresas conseguem gerar buzz, e fazer com que a divulgação indireta de sua marca ocorra através do boca a boca que é gerado. É interessante ressaltar que as ações citadas acima necessitam de um capital de investimento razoável para serem realizadas, entretanto as empresas que não dispõem de tanto dinheiro poderão estar atentas as chances criadas pelo marketing de oportunidade para tentar fazer com que sua marca se torne cada vez mais lembrada pelo consumidor, sempre lembrando do posicionamento que buscará passar à seus stakeholders.

Fonte: mktmay31, Gazeta do Povo, Administradores.com.br, www.indoorgames.com.br



@mktmay31
"MKT 31/05"

1 comentários:

Daniel Soto disse...

Tácio, eu conheci o Coca-Cola Indoor Games 2010 quando ele ainda era um projeto. Inicialmente ele seria voltado apenas para jovens dos 12 aos 17 anos, pois a Coca-Cola afirma estar perdendo mercado para a Pepsi.
Eles pretendiam fazer Blitze nos colégios de Salvador para que os jovens se cadastrassem no evento e depois os cadastrados iriam a um stand retirar uma credencial para participar! Na época isso estava sendo um problema pois não havia tempo hábil para todas essas ações, já que o ano letivo estava acabando, acredito que por isso o evento tenha sido aberto a todo e qualquer público.
É interessante lembrar também que a Coca-Cola vem apoiando sistematicamente eventos tidos como "alternativos" aqui em Salvador, como o "Desafio das Bandas Coca-Cola Zero" e, salvo engano, o Projeto "Música no Porto", além de em 2007 ter sido Patrocinadora Oficial do Carnaval de Salvador, onde lançou em primeira mão a Coca-Cola Zero.

24 de janeiro de 2010 às 21:08

Postar um comentário