26 de janeiro de 2010

Skol faz Guerrilha no Festival de Verão Salvador

Dessa vez não foi nem as brigas nem a violência que marcou a guerrilha no Festival de Verão e sim uma ação de Performance realizada pela Skol para chamar a atenção do público do evento e frisar o seu novo conceito para o verão da capital baiana e para as festas de axé ao longo do ano em todo Brasil, o "Maratona Skol Folia".

A ação contou com cerca de 15 promotores que utilizavam um uniforme de corrida com as cores e marca da cervejaria estampadas, além de carregarem uma faixa com um mensagem relacionada ao novo conceito. Esses promotores correram pelo circuito do Festival como se estivessem em uma matarona e atraíram os olhares dos curiosos que não entenderam bem o que estava acontecendo, deixando até os policiais em alerta...



Apesar de ter sido uma ação interessante e inovadora, por não ocorrer com tanta frequência em Salvador, houve falhas. Os promotores pareceram não entender o real conceito que a marca queria transmitir e faltou certo "ar teatral" para que o impacto gerado fosse maior. Outro fator que demonstrou a ausência de resultados é que pessoas não filmaram e postaram no youtube e ou não twittaram quando chegaram em casa, por exemplo, o que limitou o raio do buzz ao momento da ação.

Vamos então relembrar alguns conceitos básicos do Marketing de Guerrilha e deixar um pouco mais claro como é definida a Performance. "O Marketing de Guerrilha, utiliza mídias não convencionais para reduzir custos e criar ações diferenciadas que se destacam e geram aproximação com os consumidores. Apareceu pela primeira vez em 1982, no livro Marketing de Guerrilha, de Jay Conrad Levinson, que afirma que pode-se desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro."[Possamai, 2007]

Essas campanhas e ações podem ser feitas das formas mais criativas e diversas, sendo necessário apenas que os seus planejadores e executores entendam extremamente bem o seu públlico-alvo, o posicionamento que desejam transmitir e terem a consciência de que o Marketing de Guerrilha não foi feito para ser engraçado ou despojado e sim focado e assertivo. Outro fator muito importante, como já foi citado no caso da Skol, é que essas ações gerem um buzz, fazendo com que a marca seja divulgada através desse. Vale ressaltar a importância da Internet na evolução e desenvolvimento da criatividade dos Guerrilheiros (termo utilizado pelo próprio Jay Conrad Levinson).

Dentre os diversos tipos de ações definidas pelo Marketing de Guerrilha está a Performance, que "...são as ações criadas em lugares públicos, de grande movimentação, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que passam pelo local. São criados shows relâmpagos, instalações, passeatas e qualquer outro tipo de atuação que atraia os olhares do público."[Possamai, 2007]. Um exemplo de Performance foi a ação da T-Mobile, intitulada de "T-Mobile Dance", onde um grupo de artistas disfarçados executaram uma apresentação "improvisada" dançando diversas músicas.



Para quem quiser ficar sempre atualizado sobre o Marketing de Guerrilha no Brasil sugerimos acompanhar o @gfortes e seu Blog de Guerrilha.

Sugerimos também a leitura do TCC de Ana Paula Possamai (O Marketing de Guerrilha em Pequenas Empresas de Bento Gonçalves), que pode ser encontrado em nossa Biblioteca Virtual (clique aqui).

Fontes: O Marketing de Guerrilha em Pequenas Empresas de Bento Gonçalves - Ana Paula Possamai / Promoview



@mktmay31
"MKT 31/05"

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