23 de junho de 2010

Dez lições da sua avó que podem ser aplicadas às Mídias Sociais

Quando li o título “10 lecciones de tu abuela aplicables al Social Media” acompanhado da foto de uma velhinha utilizando o computador no site “Senior Manager”, não pude deixar de sorrir e lembrar das lições da minha avó.

Apesar das mídias sociais terem tido expressivo crescimento e destaque nos últimos anos, o modo de agir nelas é uma transposição das velhas práticas de bom relacionamento em sociedade. Por isso que pregamos tanto que, ao se inserirem nas mídias sociais, as empresas devem prezar pelo relacionamento com seus clientes e parceiros e não achar que vão utilizar essas “novas mídias” para realizarem o mesmo marketing que já praticam há anos nos meios offline.

Como diz o artigo do “Senior Manager” citado acima, única coisa que mudou na forma de nos comunicarmos foi o surgimento de plataformas virtuais e tecnológicas, a forma de nos relacionarmos continua praticamente a mesma.

Abaixo a tradução das 10 lições que, sem dúvida, sua avó te deixou e que agora devem ser utilizadas nos relacionamentos nas mídias sociais:

1. Cuidado com os modos!: A web 2.0 é um ambiente social, e ainda que estejamos interagindo num espaço virtual, devemos aplicar as normas sociais tradicionais. Assim, se você se comporta de forma mal educada e grosseira, conseguirá o mesmo efeito que quando faz isso de forma presencial na sociedade.
2. Coloca a camisa dentro da calça!: A apresentação pessoal é tão importante no mundo virtual como no mundo real. Assim, se assegure de estar consciente da imagem que os outros têm de você (e não me refiro apenas à foto do seu perfil).
3. Diga “obrigado”!: As pessoas gostam de saber que estão sendo apreciadas. Não precisa de muito para transformar um conhecido em um amigo dentro das redes sociais, um simples “obrigado”, ou qualquer outra interação verdadeira, genuína e gratuita te ajudará a conseguir seus objetivos.
4. Tira os cotovelos da mesa!: Atuar com respeito diante dos demais demonstra que você os valoriza! Isto geralmente faz com que te valorizem ainda mais! Nas mídias sociais, tudo se dá a partir do respeito e de valores.
5. Baixa o volume da música!: Não contribua com o ruído e não fale mais alto que o necessário. Escuta sempre, principalmente quando as mensagens são relacionadas a você, mas tenha cuidado de não atrapalhar os demais e baixa o volume quando o ruído de sua conversa for muito alto.
6. Não prometa o que não pode cumprir!: Um compromisso é um compromisso. Se você disse que colaboraria fazendo um artigo, não espere que te lembrem. Mostre uma imagem participativa e se mantenha preparado para estar presente quando necessitarem de você.
7. Come os vegetais!: Existe alguns aspectos do Social Media que nós não gostamos, mas que são tão importantes como os que servem de entretenimento. Assegure-se de manter-se em dia com o que te agrada e também com o que importa – ainda que, às vezes, o que é importante possa parecer tedioso.
8. Desliga isso e vai ler um livro!: Estamos cheios de tecnologia e nos esquecemos do básico. Um bom livro, um passeio ou uma conversa presencial podem servir de inspiração e fazer aflorar a criatividade de um modo que os meios virtuais não podem.
9. Não minta!: A moeda de intercâmbio da Web 2.0 e, sobretudo, das redes sociais é a confiança. Esse é o novo capital social, que influi diretamente na sua reputação. Se as pessoas não podem confiar em você, então você não será valorizado por elas, você se torna um ninguém na rede.
10. Cuidado com o linguajar!: Na rede, podemos dizer o que quisermos, mas não podemos apagar nem voltar atrás quanto ao que foi dito. Tudo que se diz, fica ali para sempre, e poderá ser escutado. Pensa bem antes de dizer ou publicar qualquer coisa!

Adaptação traduzida do site Senior Manager

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