24 de junho de 2010

Guia do Profissional de Marketing

Para aqueles que têm algum interesse pela área, mas ainda possuem dúvidas sobre o curso que irão fazer e/ou como se especializar na área, abaixo é possível ver o guia do profissional de marketing. Esperamos ter cada vez mais colegas interessados na área e discutindo sobre marketing em nosso blog.


MARKETING

Uma entre as diversas definições de marketing é "o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produto se serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa." Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos.

Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização, e com merchandising (veja a definição abaixo, no item O que você pode fazer).


O Mercado de Trabalho

Há boas ofertas de emprego em todas as regiões do país. A maioria dos empregadores está nas regiões Sul e Sudeste: "São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba são os destaques", diz Giancarlo Ricciardi, Coordenador do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, devido ao crescimento do mercado de consumo dessas regiões, as empresas buscam gestores para os seus departamentos de Marketing e Vendas. "Nas indústrias agropecuária, têxtil, moveleira e de tecnologia – geograficamente dispersas pelo país – sempre surgem oportunidades", completa Marcos Nepomuceno, Coordenador do curso de Propaganda, Publicidade e Criação do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

Bacharéis e tecnólogos são solicitados por empresas de diversos portes e pelo setor de serviços para acompanhar o desempenho de seus produto se, se necessário, executar ações de marketing para elevar as vendas. "Aumenta a demanda de médias e pequenas empresas por ferramentas e recursos do marketing. Essa mudança, que é estrutural, traz resultados a médio e longo prazo, permitindo o crescimento das ofertas de trabalho. Além disso, as grandes corporações desenvolvem ações mercadológicas cada vez mais complexas e sofisticadas, o que gera oportunidade para os profissionais bem qualificados", diz Nepomuceno.

As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), ao marketing B2B (business to business – comércio eletrônico associado a operações de compra e venda de informações,
produtos e serviços pela internet ou redes privadas de negócios) e as que levam em conta a opinião do consumidor, como pesquisa de mercado.

O Curso


Bacharelado

Há oferta de cursos de bacharelado em grande parte do Brasil. Desde o começo do curso mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional. A partir do terceiro ano começam matérias mais peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing, comportamentos
de compra B2B, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto.
Estuda-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços, de produtos e de comunicação. No último ano deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.

Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. e Mkt.; Comun. Soc. (Comun. e MKT.); Comun. Soc. (MKT.); Prop. e Mkt.; Prop., Public.e Criação (MKT.).

Tecnológico

Depois de escolher a ênfase do tecnológico,com muitas ofertas no país, de maneira geral os cursos oferecem disciplinas tanto da área de comunicação como da de finanças. Prepare-separa estudar fundamentos de administração, economia e mercado, contabilidade, técnicas de negociação e matemática. Essas matérias teóricas são mescladas com outras mais ligadas à prática da profissão, como comportamento de compra e consumo, estratégia de vendas, marketing deprodutos e serviços, varejo, relações internacionais,gestão de marcas e direito do consumidor.Algumas escolas exigem um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: dois anos.
Outros nomes: Comun. e Mkt.; Estrat. de Mkt. e Serv.; Ger.de Mkt. de Vendas; Gestão de Mkt.; Gestão de Mkt. (ger.comercial); Gestão e Plan. de Mkt. e Vendas; Gestão em Mkt.; Gestão Merc.; Promoção de Vendas e Merchandising; Promoção e Merchandising.


O que você pode fazer:

  • Consultoria: Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
  • Desenvolvimento de produtos: Identificar necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam.
  • Gerência de produto: Planejar as estratégias de venda de um produto desde quando é lançado até sua chegada ao mercado.
  • Merchandising :Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação e administrar os resultados da ação.
  • Planejamento estratégico: Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para estabelecer estratégias a fim de atingir os objetivos da empresa.
  • Pesquisa: Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto até o consumidor.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

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